instituto brasileiro arte e cultura
2016 - ano martins pena

Martins Pena
 
SOBREIBAC
 
 
 
 
 
Sobre o IBAC

 

O Instituto

O olhar focado na alma brasileira e a capacidade de apaixonar-se pelas coisas da terra: este o traço comum dos integrantes do IBAC Instituto Brasileiro Arte e Cultura. Fundado em 2003, por pessoas ligadas ao universo artístico e cultural artistas e apreciadores , objetiva traçar um dos mais amplos panoramas da produção cultural já realizados em nosso país, fundamentando sua atuação sobre os seguintes princípios:

- promover a preservação da memória brasileira, retratada na produção de nossos artistas consagrados e anônimos , nas diversas manifestações de nossa cultura popular e acadêmica e nos fatos marcantes e expressivos da vida nacional, através de vasto acervo em livros, revistas, gravações audio-visuais, etc, recolhidos ou produzidos pela própria entidade.

- criar mecanismos que levem à descoberta de novos valores nas mais variadas manifestações artísticas e culturais, através de lançamentos de livros, publicações, produções audio-visuais, etc.

- desenvolver um amplo processo educacional que leve à formação de público em geral, elevando a qualidade apreciativa de nossa gente no que tange ao contato com as diversas manifestações artísticas e culturais, cultivando e estimulando o apreço pelas raízes brasileiras.

- trabalhar no desenvolvimento de uma nova ordem de conceituação estética, que eleve a discussão sobre a produção artística e cultural brasileira, buscando caminhos e soluções, bem como ampliando a definição do conceito arte através da inclusão de novos campos de atuação como Futebol, estilismo, Gastronomia, etc.

- desenvolver um novo modo de contar a história brasileira, através de novas formas de abordagem a respeito dos fatos e situações da vida nacional.

A Estrutura

O IBAC Instituto Brasileiro Arte e Cultura trabalha na permanente ampliação de seu acervo composto de biblioteca, hemeroteca,videoteca, discoteca (LPs, CDs e K-7s), arquivos multimídia e obras de arte, recolhidos entre a vasta produção nacional ou produzidos documentalmente pela prórpia entidade , na manutenção de espaço para apreciação do mesmo, bem como no desenvolvimento de cursos de orientação a público interessado em geral e profissionais das áreas artística e cultural. Ocasionalmente, disponibiliza seu espaço para eventos e projetos de fomento organizados pela própria instituição. Dispõe de duas páginas eletrônicas na internet: o sítio IBAC Instituto Brasileiro Arte e Cultura, disponibiliza além das atividades da entidade amplo panorama da produção artística e cultural brasileira, através de dados de artistas, produtores culturais, entidades congêneres, movimentos artísticos, períodos da História da arte brasileira, etc., funcionando como uma espécie de elo de ligação entre as mais diversas produções nacionais. O sítio Futebol Imaginário constitui um memorial do futebol brasileiro, contendo informações sobre clubes profissionais de todo país e em todas as divisões, perfil biográfico de personalidades, histórico dos principais campeonatos e premiações esportivas, Seleção Brasileira em todas as categorias, futebol amador e feminino, obras de arte e pesquisas científicas que possuam o futebol como tema, além de frases, curiosidades e histórias pitorescas envolvendo personagens do meio futebolístico. Possui ainda espaço para debate entre internautas, banco de dados para consulta, ranking Futebol Imaginário de clubes, entrevistas exclusivas, agenda de eventos e crônicas inéditas.

Custo Operacional

O custo operacional / mês, com a descrição do orçamento físico-financeiro e do cronograma do IBAC Instituto Brasileiro Arte e Cultura, podem ser solicitados junto à Diretoria Executiva e ao Conselho Fiscal da entidade.

Caso deseje tornar-se um parceiro ou patrocinador do IBAC,entre em contato conosco pelos endereços indicados na última página. Procuramos apoio e parcerias!

 
 

|| página inicial || apoio e patrocínio || institucional || sítios indicados || ||