instituto brasileiro arte e cultura
2016 - ano martins pena

Martins Pena
 
EDICAO2010
 
 
 
 
 

Troféu "Prêmio IBAC" - Regulamento Edição 2010

1. Apresentação:

1.1. O Prêmio IBAC é concedido pelo IBAC Instituto Brasileiro Arte e Cultura a pessoas e/ou entidades que se destaquem pela contribuição à Memória Cultural Brasileira nas diversas áreas de atuação do instituto.
1.2. Em 2010 serão contemplados com o Prêmio IBAC trabalhos nas áreas de Arquitetura, Cinema, Dança e Música, referentes ao período compreendido entre 1º de Janeiro e 31 de Dezembro de 2009.

2. Objetivos:

2.1. O Prêmio IBAC objetiva contemplar iniciativas de pessoas físicas e/ou jurídicas, profissionais e/ou amadoras, cuja atuação seja relevante para a preservação e/ou difusão do Patrimônio Artístico e Cultural Brasileiro, nas 11 áreas de atuação do IBAC Instituto Brasileiro Arte e Cultura.

3. Requisitos para Participação:

3.1. Serão consideradas aptas a concorrer ao Prêmio IBAC, todas as iniciativas de pessoas físicas e/ou jurídicas, profissionais e/ou amadoras, que se enquadrem nos Critérios de Avaliação descritos no item 4 e não tenham sido indicados como finalistas na edição 2009.

4. Critérios de Avaliação:

4.1. Serão avaliadas pelo Prêmio IBAC iniciativas que trabalhem, nas áreas contempladas (item 1.2), originalmente sobre ao menos uma das seguintes linhas de atuação:
• Preservação da Memória Cultural e Artística Brasileira;
• Fomento e divulgação da Produção Artística e Cultural de novos valores;
• Atividades Educacionais que levem à Preservação e Difusão de Práticas Tradicionais e/ou à Formação de Público;
• Desenvolvimento de técnicas e/ou estéticas inovadoras na criação artística.
4.2. A escolha dos contemplados com o Prêmio IBAC será realizada pelas Comissões Julgadoras específicas de cada área de atuação, a serem definidas pela Diretoria Executiva do IBAC Instituto Brasileiro Arte e Cultura.
4.3. Não poderão ser contempladas com o Prêmio IBAC iniciativas que contem com integrantes das Comissões Julgadoras ou pessoas que possuam parentesco direto com os mesmos.

5. Comissões Julgadoras:

5.1. Cada Comissão Julgadora será composta por mínimo de três (3) e máximo de sete (7) integrantes, escolhidos pelo Presidente da Comissão.
5.2. Fica designado como Presidente de cada Comissão Julgadora, o Patrono do IBAC Instituto Brasileiro Arte e Cultura para a área de atuação contemplada com o Prêmio IBAC.
5.3. Em caso de impossibilidade ou recusa do Patrono, cabe à Diretoria Executiva do IBAC Instituto Brasileiro Arte e Cultura a indicação de novo Presidente da Comissão, sempre em concordância com o Patrono da área contemplada.

6. Inscrições:

6.1. Não há necessidade de inscrição formal para concorrer ao Prêmio IBAC. As iniciativas poderão ser indicadas mediante as seguintes circunstâncias:
• Todas as iniciativas de pessoas físicas e/ou jurídicas, profissionais e/ou amadoras, que sejam de conhecimento das Comissões Julgadoras e se enquadrem nos Critérios de Avaliação descritos no item 4.
• Todas as iniciativas de pessoas físicas e/ou jurídicas, profissionais e/ou amadoras, que sejam de conhecimento da Diretoria Executiva do IBAC Instituto Brasileiro Arte e Cultura e que se enquadrem nos Critérios de Avaliação descritos no item 4.
• Todas as iniciativas de pessoas físicas e/ou jurídicas, profissionais e/ou amadoras, que manifestem seu interesse e dêem ciência de suas realizações à Diretoria Executiva do IBAC Instituto Brasileiro Arte e Cultura ou às Comissões Julgadoras. Nesse caso, descritivos simples de projetos devem ser encaminhados para nosso , até 31 de Maio de 2010.

7. Duração e Premiação:

7.1. Será considerada apta a concorrer ao Prêmio IBAC de 2010, toda iniciativa de pessoas físicas e/ou jurídicas, profissionais e/ou amadoras, realizadas no período entre 1º de Janeiro e 31 de Dezembro de 2009.
7.2. No período entre 1º de Janeiro e 31 de Maio de 2010, todas as iniciativas indicadas e/ou inscritas integrarão um banco de dados que será encaminhado às Comissões Julgadoras.
7.3. No período entre 1º de Junho e 31 de Julho de 2010, todas as iniciativas indicadas e/ou inscritas serão avaliadas pelas Comissões Julgadoras, trabalho ao final do qual serão divulgados (no sítio www.ibacbr.com.br) todos os membros integrantes das mesmas e as 3 iniciativas finalistas de cada área contemplada.
7.4. Os 4 vencedores (1 para cada área) serão agraciados com o Troféu Prêmio IBAC, a ser entregue durante o segundo semestre de 2010, em cerimônia cuja data será fixada pela Diretoria Executiva do IBAC Instituto Brasileiro Arte e Cultura. No mesmo evento, todos os demais finalistas serão homenageados e contemplados com uma placa comemorativa, como reconhecimento pelo destaque em sua área de atuação.
7.5. Aos 12 finalistas será destinada página especial no sítio do IBAC Instituto Brasileiro Arte e Cultura (www.ibacbr.com.br), contendo a maior quantidade possível de dados sobre o projeto realizado, desde que em total concordância entre seus realizadores e a Diretoria Executiva do IBAC e salvaguardados eventuais direitos autorais, patrimoniais, conexos e de qualquer outra ordem, existente ou que venha a ser criada.
7.6. Os 12 finalistas serão mencionados com destaque em toda e qualquer mídia proveniente do projeto Prêmio IBAC.

8. Considerações Finais:

8.1. Fica designada a Diretoria Executiva do IBAC Instituto Brasileiro Arte e Cultura como foro responsável pela resolução de casos omissos no presente regulamento.


botão voltar
 
 

|| página inicial || apoio e patrocínio || institucional || sítios indicados || ||