instituto brasileiro arte e cultura
2016 - ano martins pena

Martins Pena
 
RETRATO
 
 
 
 
 
Retrato Brasileiro

 

Apresentação

O projeto Retrato Brasileiro, tem por objetivo fazer um amplo levantamento da produção artístico-cultural brasileira, enfocando os principais envolvidos com essa História: os próprios artistas. Através do levantamento do perfil biográfico de aproximadamente 3 mil personalidades, estaremos traçando um panorama significativo da vida intelectual e cultural brasileira nesses 500 anos de História. Tendo o IBAC Instituto Brasileiro Arte e Cultura a preservação da Memória Brasileira como ítem primordial de suas atividades, serão pesquisadas personalidades da vida brasileira em 11 áreas de abrangência: Arquitetura, Artes Plásticas, Cinema, Comunicação, Cultura Popular (Folclore), Dança, Futebol nossa arte maior , Literatura, Memória (brasileiros ilustres, de todas as áreas, que divulgaram e engrandeceram o nome do Brasil mundo afora), Música e Teatro. O projeto se dará em três etapas: pré-produção, pesquisa de campo (aí incluso, pesquisa e catalogação da produção de grandes nomes do passado e depoimentos/entrevistas com personalidades que fazem parte da atual produção cultural brasileira) e digitalização (finalização) do material pesquisado. A divulgação e abrangência do projeto junto às pessoas, se dará através da disponibilização de todo o material pesquisado em página eletrônica (site) na Internet, visto que hoje, a inclusão digital tem sido um dos assuntos mais discutidos em nossa sociedade. De todo modo, àqueles vitimados pela exclusão digital, disponibilizaremos toda a pesquisa em nosso espaço físico (sede), através de cobrança simbólica (entre R$ 2,00 e 5,00), sem estabelecimento de limites no montante da pesquisa ou do tempo diário exigido para a mesma.

Não haverá, portanto, um produto a ser comercializado. Para tanto, se fará necessário um projeto de divulgação na etapa final dos trabalhos, visando a dar ciência do mesmo junto aos mais diversos segmentos sociais. Estaremos ainda, reunindo os depoimentos de 33 personalidades de notório reconhecimento em suas áreas de atuação em CD-Rom, com duas cópias de cada entrevista, a serem disponibilizadas para pesquisa via Internet ou em nossa sede. Para tanto, o montante do valor solicitado para o projeto é de R$ 282.586,42, custos os quais encontram-se detalhados mais adiante.

Objetivos

Fazer um levantamento amplo da produção artística, cultural e intelectual brasileira, com maior enfoque à produção realizada no século XX, através da pesquisa e divulgação da biografia de artistas e intelectuais, sejam consagrados ou pouco conhecidos. Como resultado final, pretende-se disponibilizar algo em torno de 3.000 perfis biográficos, de grandes personalidades nacionais ou cuja produção tenha se dado em território brasileiro. Cada perfil biográfico deverá conter, além dos dados pessoais e texto descritivo, cronologia, descrição das obras e fontes de referência (bibliografia, filmografia, etc.) que ampliem o leque de consultas sobre cada enfocado. Trechos de obras de cada personalidade enfocada, poderão ser disponibilizadas mediante autorização prévia do enfocado. O resultado final deverá ser disponibilizado em página eletrônica da Internet, com objetivo de criar fácil acessibilidade, sem custos, à grande parte da sociedade brasileira.Todo o material pesquisado, será impresso e também disponibilizado em espaço físico (sede do IBAC Instituto Brasileiro Arte e Cultura), com consulta aberta, a preços simbólicos e acessíveis, a todos os interessados. Como material adicional, serão editados em CD-Rom, 33 depoimentos de personalidades de notório reconhecimento em suas áreas de atuação (3 personalidades para cada área), a serem escolhidos pela equipe do IBAC Instituto Brasileiro Arte e Cultura, perfazendo o total de 66 CDs (2 cópias de cada depoimento). Estes depoimentos ficarão à disposição para pesquisa em nossa página eletrônica (site) e sede. O projeto se realizará no período de um ano, com base na cidade de São Paulo-SP, com eventuais incursões para outras praças.

 

 

Contatos

IBAC Instituto Brasileiro Arte e Cultura

Rua Maria Lopes, 813 - Vila Rosa - CEP 02376-000
São Paulo-SP.
Fone: (11) 2996-6020 / 2996-7379 (fax).


Diretoria Executiva

Presidente
Renato de Sá

Vice-Presidente
Angela Oskar

Secretário
Antônio Perez Pellegrina

2º Secretário
Rogério Lima


Conselho de Notáveis

Ciro Pirondi
arquitetura

Elifas Andreato
artes plásticas

Celso Sabadin
cinema

Juca Kfouri
comunicação

Inezita Barroso
cultura popular

Gisele Bellot
dança

Renê Santana
futebol brasileiro

Ariano Suassuna
literatura

Aldo Rebelo
memória

Júlio Medaglia
música

Milton Gonçalves
teatro

 
 

|| página inicial || apoio e patrocínio || institucional || sítios indicados || ||