instituto brasileiro arte e cultura
2016 - ano martins pena

Martins Pena
 
013
 
 
 
 
 
Gazy Andraus

Prêmio IBAC: Um Reconhecimento Artístico aos Quadrinhos (através do nome do Prof. Waldomiro Vergueiro)!

[email protected]

No final de 2011, o IBAC homenageou as HQ dentro das artes na pessoa do pesquisador Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro. É assim que decidi colocar rever esse texto que ora vocês leem, um pouco modificado do meu original publicado na minha coluna “Consciência e Quadrinhos” dentro do blog ImpulsoHQ que divulga a nona arte e fanzines (http://impulsohq.com/category/cnsciencia_e_quadrinhos/), já que mais pessoas merecem ler sobre esse importante evento cultural que vem valorizando também os quadrinhos: o Prêmio IBAC Escola da Cidade edição 2011. A premiação ocorreu no dia 23 de novembro de 2011, às 19h na Aliança Francesa do centro de São Paulo, contemplando Arquitetura, Cinema, Música e Artes Plásticas, pela primeira vez outorga na categoria de Artes as Histórias em Quadrinhos! Uma honra muito grande e um reconhecimento da importância dessa linguagem seminal, dentro do rol artístico (tanto o é, que eu fui convidado anos atrás a escrever essa coluna biográfica acerca das HQ, o qual faço até ao IBAC). Para tal premiação, houve uma comissão consultora da qual também participei, e dos 4 nomes indicados a cada categoria, ficaram para a de artes plásticas a Editora Noovha America pela publicação das séries “Contando a Arte” (vencedora da categoria), Elvira Vernaschi e Sara Goldman-Beltz pelo livro “Exercícios da Emoção”, e Waldomiro Vergueiro pelos “muitos anos dedicados à pesquisa das histórias em Quadrinhos”. Estes dois últimos receberam a menção honrosa e Waldomiro proferiu algumas palavras esclarecendo que só o fato de ter sido indicadas as HQ agradeciam o reconhecimento de tal importante premiação em prol à cultura brasileira (e mundial)! O ator Milton Gonçalves que pela terceira vez foi convidado de cerimônia da premiação, após a fala de Waldomiro ainda se sentiu impulsionado espontaneamente a dizer que as HQ tiveram suma importância em sua formação na infância e juventude, numa época em que a cabeça das pessoas era mais limpa, segundo sua fala , citando alguns clássicos dos quadrinhos do século passado, como Tereré e Príncipe Valente, o que também veio demonstrar a força e influência que as HQ tiveram na formação mental e cultural educativa na maioria dos brasileiros, não importando sua raça, credo e formação atual profissional!



E é assim que esse importante evento vem somar-se a outros que cada vez mais dialogam e trazem os valores importantes da Nona Arte, a qual demorou muito a ter tais talentos reconhecidos e agora começa a colher uma justa recompensa! Parabéns a todos que trabalham os quadrinhos e também ao Professor Waldomiro Vergueiro cujo reconhecimento espelha os quadrinhos e todos que respeitam essa belíssima arte, como o ilustríssimo ator Milton Gonçalves que lembrou-se da influência que essa maravilhosa arte teve em sua psique, num tempo que nada mais existia além de gibis, um pouco de TV e brincadeiras entre as crianças da época!

Gazy Andraus, São Vicente-SP, entre 24 de novembro a 15 de dezembro de 2011 (atualizado em janeiro 2012).

Gazy Andraus; São Vicente, março de 2011.

Coordenador Pós em Docência e Professor de Design da FIG-UNIMESP, Pesquisador do Observatório de Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP), Doutor em Ciências da Comunicação da ECA-USP (melhor tese de 2006 pelo HQMIX em 2007), Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP, e autor de histórias em quadrinhos autorais adultas, de temática fantástico-filosófica.

29 de janeiro de 2012

 


botão voltar
 
 

|| página inicial || apoio e patrocínio || institucional || sítios indicados || ||